Clientes de fintechs relatam que foram cadastrados no Pix sem autorização prévia; entenda

Especialistas avaliam que usuários possam estar se confundindo; BC diz que vai investigar cadastro compulsório de chaves Pix.

O cadastro do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, teve início em 5 de outubro e nos últimos dias clientes vêm relatando que algumas instituições financeiras estão fazendo o cadastro das chaves Pix de maneira compulsória, sem pedir a autorização do cliente.

No Twitter, vários usuários compartilharam posts nos últimas dias sobre situações semelhantes. Eles dizem que a instituição cadastrou uma das chaves Pix, que pode ser o CPF/CNPJ, celular, e-mail ou chave aleatória, sem o seu consentimento e falam que só se deram conta disso tentar cadastrar essa mesma chave em outro banco.

As instituições financeiras mais citadas foram o Nubank e o Mercado Pago. Em alguns casos, os usuários comentam que também tiveram dificuldade para excluir a chave cadastrada.

No site do ReclameAqui também há reclamações sobre as chaves Pix e relatos sobre a dificuldade no cancelamento do cadastro nas instituições citadas.

“[Mercado Pago] Cadastrou meu CPF no Pix sem minha autorização, e agora não dá para excluir. Sempre aparece mensagem de erro”, disse um usuário. Outro afirmou: “Gostaria de saber como o Mercado Pago registrou minha chave PIX sem o meu consentimento. Não autorizei o cadastramento da chave e nem fiz nenhum pré-cadastro. Estou tentando excluir meu CPF como chave e não estou conseguindo”.

Nesta quarta-feira (14), o BC divulgou a lista das instituições com mais chaves cadastradas e justamente o Nubank e Mercado Pago ficaram com as primeiras duas posições. Os grandes bancos do país, como Bradesco, Itaú e Santander, que têm milhões de clientes a mais que as duas fintechs, não tiveram um desempenho tão relevante quanto as concorrentes digitais na captação de clientes.

Apesar dos relatos de cadastros compulsórios feitos por clientes, especialistas acreditam que o sucesso das fintechs com o Pix se deve à abordagem mais incisiva, inclusive com sorteios em dinheiro, e ao maior apelo dessas instituições junto a pequenos empresários, que terão menos custos operacionais ao aderir ao novo sistema.

Dificuldade para cancelar a chave Pix

No ReclameAqui, usuários também relatam dificuldade para cancelar a chave Pix no Nubank. “Não consigo cancelar as chaves do Pix no app [do Nubank]. Em todos os bancos consegui ajustar o cadastro das chaves, exceto para o Nubank, que fica pendente e não tem opção de cancelamento. Solicito intervenção para regularização das chaves. Pretendo manter apenas o meu telefone”, diz.

O Nubank explicou que para excluir uma chave, o usuário deve entrar em “minha chaves” e selecionar “excluir”. “Depois, é só digitar a sua senha de quatro dígitos e confirmar a operação. Ela deixará de aparecer como uma das registradas. Depois, você pode adicioná-la novamente se desejar”, disse o banco.

O Mercado Pago informou que caso o usuário tenha qualquer problema na exclusão da chave, basta acessar o site www.mercadopago.com.br/ajuda pelo desktop ou no aplicativo e clicar em “fale conosco” onde é possível entrar em contato por chat ou por e-mail ou ainda pelo 0800 637 7246..

Os relatos sobre as chaves Pix no Twitter e no ReclameAqui que citam outras instituições têm mais relação com a dificuldade de excluir o cadastro da chave, do que com o cadastro indevido.

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